26/09/2010

A Vacinação dos Filhotes - Protocolo de Vacinação


Caros amigos e amigas,

Como algumas pessoas podem ter dúvidas quanto à vacinação dos filhotes, transcrevo abaixo as orientações a mim fornecidas pela Médica Veterinária Luciana Gaya, parceira deste site. Espero que elas sejam úteis para vocês.


Protocolo de Vacinação de Filhotes


- Entre o 30º e o 45º dia deve ser ministrada a primeira dose de vermífugo.

- 15 dia depois  deve ser ministrada a segunda dose.

- A partir do 45º dia deve ser ministrada a primeira dose da vacina Decupla.

- 30 dias após a primeira dose da Decupla, deve ser ministrada a segunda dose.

- 30 dias após a segunda  dose da Decupla, deve ser ministrada a terceira dose. Junto com esta, deve ser ministrada a vacina Anti-rábica.

- Entre uma a duas semanas após a terceira dose da Decupla, deve-se ministrar a vacina contra Giardia e contra a Traqueobronquite Infecciosa Canina, a “Tosse dos Canís”. Porém, antes da vacinação contra a Giardia, deve ser feito o exame parasitológico do filhote (exame de fezes), pelo método MIF e, se o filhote apresentar este parasita, antes de ser vacinado, deve-se fazer o tratamento específico contra ele para, só então fazer a vacinação. Caso o exame dê negativo, ele pode ser vacinado.

A partir daí, a vacina Decupla e a vacina Anti-rábica devem ser ministradas anualmente.


Observações Importantes:

- Não comprem vacinas em pet shops!
Além de não conhecer a procedência delas, o dono do cão não tem como saber se houve cuidados com sua conservação, o que não oferece segurança quanto à sua eficácia!

- A vacinação deve ser feita por um médico veterinário, que deve colar na Carteitinha de Vacinação as etiquetas dos rótulos das vacinas, assinar e carimbar, com carimbo com seu CRMV. Na falta do carimbo, ele deve escrevê-lo junto com a assinatura.


Resumo do Protocolo de Vacinação de Filhotes:

- 30 a 45 dias: 1ª dose de vermífugo.

- 15 dia depois: 2ª dose de vermífugo.

- A partir de 45 dias: 1a dose da vacina Decupla.

- 30 dias após a 1a dose da Decupla: 2a dose.

- 30 dias após a 1a dose da Decupla: 3a dose. Junto com esta, deve ser ministrada a vacina Anti-rábica

- Uma a duas semanas depois, vacinação contra Giardia e Traqueobronquite Infecciosa Canina, a “Tosse dos Canís”. Porém, antes da vacinação contra a Giardia, fazer o exame parasitológico (MIF) para diagnóstico de Giardia e só minisrar a vacina conra ela, caso ele dê negativo. No caso de dar positivo, o cão deve fazer o tratamento contra ela antes.

A partir daí, a vacina Decupla e a vacina Anti-rábica devem ser ministradas anualmente.

- Não comprar vacinas em pet shops.

- Fazer vacinação com um médico veterinário, que deve colar as etiquetas das vacinas na Carteirinha de Vacinação, assinar e carimbar ou escrever o número do seu CRMV.