21/11/2011

Animais da população carente terão atendimento veterinário gratuito no Rio de Janeiro


Amigos,

Estou divulgando esta notícia muito útil para as pessoas carentes e que pode ser muito boa se o governador Sérgio Cabral sancionar esta lei e se for colocada em prática como pretendido pelo seu autor.

Animais da população carente terão atendimento veterinário gratuito.

O Estado prestará atendimento veterinário gratuito a animais de famílias que tenham renda de até três salários mínimos. A iniciativa está prevista no projeto de lei 13-A/11, que cria no Rio de Janeiro o Programa de Atendimento Veterinário Gratuito aos Animais Domésticos da População Carente.
Aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta quarta-feira, em segunda discussão, ele será agora submetido ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias para vetar ou sancionar o texto.

"Queremos garantir o tratamento adequado dos animais de uma parcela da sociedade que não tem como arcar com esse tipo de serviço. O projeto quer que o Estado garanta um atendimento que será, inclusive, uma importante ferramenta de Saúde Pública", diz o autor do projeto, deputado Luiz Martins (PDT).

O texto encarrega a secretaria de Defesa Civil da implantação do programa, que incluirá consultas e cirurgias. Para isso, o Estado fica autorizado a celebrar convênios e parcerias com entidades de proteção animal, universidades, estabelecimentos veterinários, empresas públicas e privadas e entidades de classe.

Fonte: