16/10/2013

O Peso Ideal do Cão.



A pessoa mais indicada para lhe orientar sobre a alimentação do seu cão é um Médico Veterinário. Porém, você ter uma ideia se o seu cão está no peso ideal através de algumas imagens, como essa que estou compartilhando, que vocês podem encontrar semelhantes em páginas de veterinários ou de empresas de nutrição animal. 

Reparem que na imagem do cão no peso ideal, as costelas estão visíveis, com um mínimo de gordura; que, quando visto de cima, consegue-se observar a cintura (uma ligeira “entrada” na sua altura) e que, observando-o lateralmente, o abdômen aparece encolhido.

A coisa mais simples que você pode fazer para saber se está dando a quantidade ideal de comida para o seu cão é consultar a tabela que indica a quantidade diária, em função da idade e peso do cão, que há no verso da embalagem de todas as rações. Esta porção diária deve ser dividida em três ou quatro porções iguais (de preferência, em horários regulares) para os filhotes e em duas se o seu cão for adulto. Se você compra ração a varejo (o que não é o ideal, por a conservação da ração pode estar comprometida), pelo menos peça para o atendente do pet shop deixar-lhe ver a embalagem e anote a quantidade certa para o seu cão. Se você tiver dúvidas ou o seu cão já estiver abaixo ou acima do peso, consulte o seu veterinário para lhe orientar sobre como fazê-lo voltar a atingir o seu peso ideal. E nunca se esqueça da importância da atividade física para a saúde do seu cão. Ok?

Um abraço,

Reginaldo Ribeiro.