13/10/2010

A Linguagem Canina - Final

Conclusão do artigo "A Linguagem Canina", adaptado do cinólogo e adestrador Bruno Tausz.



Expressão Corporal

Sinais, gestos e rituais

    A expressão corporal é uma das formas de comunicação muito usada tanto pelos cães quanto pelos treinadores, tentando comunicar-se.

    Nós, humanos, temos uma certa facilidade de interpretar certos movimentos da cauda e das orelhas, posição do dorso, expressão dos olhos e alguns trejeitos da boca.

    A expressão corporal revela uma infinidade de coisas diferentes. Mais uma vez, os assuntos principais são sociais.

Ficar empinado, com membros rígidos, movimento lento à frente e em curva, com as orelhas dobradas para trás: ritual de estudos dos contendores durante o desafio pela liderança. Normalmente um se movimenta em direção à cauda do outro.

Ficar empinado, corpo levemente inclinado à frente e orelhas dobradas para trás: o combate é iminente.

Arrepiar os pêlos na cernelha (ombros) e garupa - o cão está com muito medo. Sua reação vai depender diretamente do nível de coragem para enfrentar esse medo. Ele poderá partir para o enfrentamento, baixar a cabeça e render-se ou fugir.

Deitar sobre o dorso e dormir de barriga para cima (decúbito dorsal) - revela segurança, tranqüilidade, paz e confiança nas pessoas e no ambiente em que se encontra.

Deitar enrolado sobre si mesmo como se estivesse tentando abraçar a cauda e as patas - o cão está com frio, procurando aquecer as extremidades.

Deitar de bruços com a barriga totalmente encostada no solo, todo esticado e com as patas para trás (decúbito ventral) - o cão está com calor, procurando refrescar a barriga.

Rodar em torno de si próprio e olhar para o solo - ritual antes de defecar ou para deitar-se. Na floresta o lobo precisava rodar para amassar o mato antes de defecar, evitando assim que algo o incomodasse durante o ato. O cão está, instintivamente, amassando o mato para afofa-lo (mesmo em piso de cimento) para deitar-se ou para evitar que algo no terreno o ferisse.


Gestos e atitudes

Lamber - é o gesto canino comparável ao nosso beijo. Revela o nível do afeto que o cão lhe dedica, revela também o reconhecimento de alguma atitude sua. Agradecimento.

Cutucar com o focinho - essa atitude revela uma tentativa de conseguir sua atenção, um carinho. A cutucada com a patinha tem quase a mesma conotação. 

Cutucar com as patas - normalmente de duas em duas. Pode ser na nossa perna, ou se estivermos deitados, em qualquer lugar. Os cães, com esse gesto, estão quase que exigindo nossa atenção. Se essa cutucada for na porta, tem a mesma conotação da nossa batida na porta: permissão para entrar ou sair.

Pisar no seu pé - quando você estiver adestrando o seu cão, em determinado momento ele pisa seu pé e permanece pisando. Com isto ele estaria aceitando a sua liderança.

Morder o calcanhar - é uma reação típica do cão em atitude de brincadeira, querendo que você não vá embora.

Puxar a guia com os dentes - tomar a guia pelos dentes e puxar, também tem uma conotação de brincadeira de cabo de guerra. Se você puxar também para tomar a guia de volta, no entendimento do cão, você acaba de aceitar a brincadeira.

Abaixar a frente, com as patas anteriores estendidas, garupa para cima e a cabeça próxima ao solo - convite à brincadeira. Qualquer movimento do outro cão ou pessoa ele sai em disparada dando voltas em torno como se desafiasse você a pegá-lo; seu cão está querendo que você corra atrás dele. Muitas vezes essa atitude é confundida com falta de respeito e muitos cães apanham por querer brincar.

Lamber o focinho do outro cão - é um ritual de submissão. Quer dizer, mais ou menos: “deixa disso amigo, não quero brigas”.

Cheirar a genitália do outro cão - é um ritual de conhecimento. Através do cheiro do sexo eles sabem se devem ou não prosseguir com a disputa da liderança ou, se o outro permitir, funciona como uma apresentação.

Virar de barriga para cima - ritual de submissão e liderança. Oferecer o ventre é o mesmo que se render. Aceita o outro como líder sem discutir.

Colocar a pata no pescoço do outro cão - é um gesto de assunção de liderança, desafio. Se o outro aceitar reconhece a sua superioridade. Se não aceitar haverá a disputa.

Colocar seu queixo sobre o pescoço do outro cão - tem a mesma conotação de colocar a pata no pescoço.

Montar sobre outro cão de mesmo sexo - dentro dos rituais de submissão e apaziguamento é o mais importante e mais definitivo. Se o outro permitir é considerado submisso. Caso contrário haverá uma disputa da liderança.

Deitar de lado e abrir as pernas exibindo o ventre - submissão e apaziguamento. O cão está tentando pacificar os ânimos revelando que não deseja lutar.

Abaixar a cabeça e lamber de baixo para cima, insistentemente, o focinho de outro cão - ritual de submissão e apaziguamento. É um pedido de desculpas, de trégua.

Dar a patinha – também é uma maneira de solicitar paz e um gesto amistoso de apaziguamento.

Cheirar um determinado local e, em seguida, esfregar o focinho e a cabeça nele - comportamento atávico de defesa contra picadas de insetos. O cão está tentando transferir o cheiro, normalmente ruim, para si objetivando sua proteção. É bom esclarecer que o cão não tem consciência da finalidade deste comportamento, mas sente uma necessidade incontrolável em fazê-lo.

Cavar buracos para deitar-se dentro - o cão está com calor e cava para encontrar uma camada de terra mais fresca.

Cavar buracos para enterrar um osso - é um processo duplo:
1. esconder o osso dos outros para comê-lo, tranqüilamente, mais tarde.
2. promover a maturação da carne nele contida. Na França, costuma-se enterrar bifes por uma semana para que fiquem maturados para depois serví-los.

Mordiscar - é um ato afetivo, carinhoso. Os cães gostam de brincar com nossas mãos. Eles têm um fascínio especial por elas. Os cães não têm mãos. Eles pegam e manejam as coisas com a boca, assim o ato de mordiscar sem machucar é um gesto de carinho.

Enfiar sua cabeça sob a mão do dono - está pedindo carinho. Este gesto é muito comum e quase todo dono de cachorro já teve essa experiência.

Colocar a pata sobre a perna do dono - está pedindo um pouco de atenção. Ele pode estar querendo comunicar-se: pedir alguma outra coisa, ir na rua, beber água, fome etc.

Sentar-se com uma das patas anteriores levemente levantada - esse gesto é típico de quem está querendo se comunicar. Está tentando dizer que quer que você pare com o que estiver fazendo porque está inseguro.

Urinar - gesto carregado de significados outros além daquele da simples necessidade fisiológica. Urinando, o cão pode estar marcando seu território, desafiando um adversário, deixando seu rastro para as fêmeas ou expressando seu desprezo. Os machos urinam para demarcar seus limites. Urinam, também, sobre a urina de outros machos para desafiá-los e para sobrepor seu odor ao deles. Urinam sobre a urina de fêmeas para convidá-las ao jogo. Às vezes urinam até sobre outro cão para mostrar superioridade hierárquica e desprezo. Já vimos cães urinarem sobre de seus próprios donos por prazer e por desafio.

Defecar - além das necessidades fisiológicas, as fezes têm uma conotação de desaforo, má criação e pirraça (ética humana). Há cães que ficam tão aborrecidos por seus donos terem saído sem levá-los que defecam sobre a cama do casal.

    Estas formas talvez rudimentares de linguagem removem o cão da sua tradicional classificação de animal irracional. Já não se pode dizer: “Meu cão só falta falar!”.

    É claro que os cães jamais irão falar como um ser humano, mas já está óbvio que existe um conjunto enorme de elementos que nos fornecem a certeza de que os cães possuem uma forma de linguagem. Somos nós que conseguimos ou não compreender o modo canino de se expressar, de se comunicar com o mundo, com os outros animais e conosco.

Bruno Tausz

Nenhum comentário: