17/09/2011

Ensinando o Cão a Fazer as Necessidades no Lugar Certo




Para que o cão aprenda a fazer as necessidades no lugar certo, primeiramente vocês devem apresentar este lugar a ele. O lugar escolhido não pode ser associado a coisas negativas, como broncas ou castigo; ele deve fazer associações positivas, como petiscos, carinhos e brincadeiras. Por isso, não caiam na tentação de prender seu cão lá para que ele faça as necessidades. Ele pode até vir a fazer, por não agüentar mais segurar, depois de várias horas. Porém, isso pode levar muito mais tempo do que vocês podem imaginar, representando um grande sofrimento para ele. Além do que, sempre que ele tiver oportunidade de fazer em outro lugar, não será no escolhido por vocês que ele fará. Contando um exemplo pessoal, minha segunda cadelinha (a que está no meu logotipo), que foi adotada por mim e minha irmã há muitos anos, quando eu nem sonhava em adestrar, tinha um grande trauma de fogos devido a maus-tratos dos primeiros donos. Como ela só fazia as necessidades na rua, em dias de muito barulho de fogos, como Natal e Ano Novo, ela chegava a ficar 18 horas sem urinar ou evacuar, pelo pânico que ela tinha deles e não conseguia relaxar para fazê-las.

Outro erro muito comum cometido pelos donos é dar bronca no cão quando ele faz as necessidades no lugar errado, muitas vezes em lugares muito desagradáveis para eles, como em cima de tapetes ou até do sofá ou camas. Eu sei que não é fácil ver o tapete novo ou recém-limpo ser evacuado ou urinado, ou seu piso de madeira começar a ficar impregnado com o cheiro de urina. Reconheço que não é fácil chegar em casa e encontrar o sofá encharcado de urina. Porém, as broncas de nada adiantam e só pioram a situação. Em primeiro lugar, se o cachorro tiver urinado no lugar errado na ausência do dono, até que ele chegue em casa, certamente ele já terá feito várias outras coisas e não fará a menor idéia de porque está levando a bronca. Se a bronca é dada no ato, seu cão pode interpretá-la de duas formas: como atenção e, por isso, sempre fará as necessidades naquele lugar para voltar a recebê-la ou, se reconhecer como bronca, nunca fará na frente do dono; apenas na sua ausência, pois quando ele não está vendo não acontece nada. Se, para ensinarmos ao cão a fazer as necessidades no lugar que escolhemos precisamos levá-lo até lá para recompensá-lo e ele entender que aquele é o local correto, será impossível conseguirmos fazer isso pois ele nunca fará na nossa frente com medo das broncas.

Assim, o melhor a fazer é, nos primeiros dias do cão na casa, independentemente de ser filhote ou adulto, procurar observá-lo sempre que possível para, assim que ele der sinal que vai urinar ou evacuar, levá-lo para o lugar apropriado, com muita tranquilidade, sem passar tensão para ele (o que dificultará que ele faça por não conseguir relaxar e, assim, não relaxar os esfíncteres da uretra e do ânus), esperá-lo fazer uma coisa ou outra, ou ambas, e premiá-lo com petiscos, fazendo muita festa, para que ele entenda que você ficou muito feliz por isso. Há cães que, depois que entendem isso, vão sozinhos para o lugar certo fazer as necessidades e depois vem pedir seu prêmio, como fazem a Maria e a Lola, duas clientes minhas, que vocês podem ver nas fotos. E não pensem que é uma tarefa muito difícil. Fazendo tudo da forma correta, seguindo direito as orientações do adestrador e, principalmente, mantendo a calma, com carinho e dedicação ao seu cão ele pode aprender rapidamente. Novamente ilustrando com um exemplo real, os donos do Cascão, um Terrier Brasileiro que comecei a adestrar com menos de 50 dias, conseguiram ensiná-lo depois da primeira aula.

Um abraço e boa sorte!

Reginaldo.