24/09/2011

O Fim das Touradas na Catalunha e da Matança de Cães em Festival na China.


Amigos, 

Li há pouco duas ótimas notícias para quem ama animais, especialmente os cães: o decreto do fim das touradas na região da Catalunha, na Espanha, e do inominável, cruel, covarde massacre de cães em um festival  gastronômico anual na China. Reproduzo, a seguir, as duas notícias, com suas respectivas fontes.

Um abraço,

Reginaldo.



Parlamento aprova fim das touradas na Catalunha

Decisão foi festejada por entidades de defesa dos animais. Proibição passa a valer em 2012

Espanha - O Parlamento catalão aprovou ontem o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas na região. A decisão, que teve 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções entra em vigor em 2012. 

“É uma vitória da democracia sobre os lobbies taurinos. Uma vitória da dignidade sobre a crueldade. A tourada é de um sadismo incrível”, comemorou a atriz francesa Brigitte Bardot, famosa por sua defesa dos direitos dos animais.

O parlamento regional catalão decidiu aprovar uma Iniciativa Legislativa Popular apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991.

O debate ganhou as ruas. Os admiradores das touradas defendiam uma tradição cultural enquanto que os adversários reclamavam o fim da tortura contra os animais. 


http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2010/7/parlamento_aprova_fim_das_touradas_na_catalunha_99499.html


Acabou a Matança de Cães em Festival na China.

Todos os anos dia 18 de outubro milhares de chineses viajam para Jinhua, cidade situada na provincia de Zhejiang, para participar de um festival gastronômico peculiar: matar e comer cachorros.

Cerca de 10 mil animais são oferecidos aos gourmets que escolhem também a maneira como vão matá-los: esfaqueados, estrangulados ou à paulada. Depois, são assados, ensopados ou grelhados e consumidos na rua mesmo.

Este festival,que dura tres dias, foi inventado durante a dinastia Ming para comemorar vitórias militares. Nos anos 80 transformou-se numa feira comercial e gastronômica muito apreciada. Mas desde o surgimento das redes sociais apareceram as polêmicas e a enxurrada de críticas no Weibo, o Twitter chinês, acabou com a festa. Mais de 500 mil mensagens circularam pela Internet exigindo que acabasse o suplício dos cães. Sempre atentas aos humores da opinião publica, as autoridades chinesas interditaram esta semana o festival que deveria se realizar dentro de algumas semanas, para o desconsôlo dos que apreciam a carne canina.


http://oglobo.globo.com/blogs/lafora/posts/2011/09/24/acabou-comilanca-407337.asp