Boa tarde, amigos.
Eu havia visto no Facebook, e hoje encontrei
sua fonte original no site do Terra, este interessante artigo que parece
explicar, pelo menos em parte, a sensação agradável que todos nós, que amamos
nossos animais, sentimos quando estamos curtindo-os. Quando vi, uma das
primeiras coisas que pensei foi em compartilhar com vocês. Espero que vocês
gostem tanto quanto eu!
Um abraço,
Reginaldo.
Adotar um cão como animal de estimação é semelhante a
ter filhos, afirmam cientistas. As experiências emocionais vividas pela
companhia dos cachorros são equivalentes às da paternidade, segundo aponta uma pesquisa
publicada na última edição da revista Hormones and Behaviour. As
informações são do jornal britânico Telegraph.
A descoberta foi feita por estudiosos da Universidade de Azuba, no Japão, que recrutaram 55 pessoas. Os voluntários tiveram os níveis de oxitocina da urina analisados 30 minutos após brincarem com seus animais de estimação.
Os cientistas também verificaram a influência do contato visual dos proprietários de cães na liberação do hormônio. Nos testes, metade dos voluntários permaneceu cerca de 20 minutos sem poder olhar diretamente para seus bichos, Em seguida, eles puderam olhar nos olhos dos seus animais.
Após o experimento, os cientistas constataram que o nível de oxitocina dos voluntários havia aumentado em cerca de 20% apenas dois minutos e meio após voltarem a ter contato visual com seus bichinhos.
Com base na avaliação, Takefumi Kikusui - que realizou a pesquisa em parceria com o biólogo Miho Nagasawa -, disse que um aumento no nível do hormônio poderia explicar porque brincar com cães pode melhorar o humor e até mesmo atenuar os sintomas de ansiedade e depressão.
Acredita-se que a oxitocina pode ter desempenhado um papel fundamental na domesticação de cães e lobos, cerca de 15 mil anos atrás. "A razão que me fez essa investigação é porque eu sou um grande amante de cachorros e senti que algo muda no meu corpo quando eu estou em contato com meu cão", afirmou Kikusui.
"Talvez durante o processo evolutivo, seres humanos e cães tenham vivido juntos para compartilhar experiências sociais, tais como o contato visual e gestual. É por isso que cães podem adaptar-se à sociedade humana", complementou o cientista.
Um estudo anterior descobriu que os seres humanos aumentam os níveis de oxitocina ao olharem para fotografias de pessoas queridas com mais freqüência.