03/02/2017

Brigas entre cães na mesma casa.


Muitas vezes donos têm problemas por brigas entre seus cães.

Estas brigas, em geral, ocorrem por disputas pelos mesmos recursos, como comida, brinquedos, espaço ou a atenção dos donos. E estes, muitas vezes, sem querer, reforçam este comportamento.

Para começar, o ideal é que cada cão tenha sua vasilha de comida e que os donos não permitam que um tente comer a comida do outro, seja usando uma barreira física, como um portãozinho, que se pode comprar em um pet shop, ou alguma outra, ou tomando conta deles durante o tempo que a ração fica à disposição (o ideal é deixar por 20 a 30 minutos, cada vez que for oferecida) até ser retirada.

Os brinquedos, que devem estar sempre à disposição dos cães, devem ser variados e em quantidade suficiente para que os cães se revezem entre eles, sem ficar entediados e acabem brigando, disputando-os. O ideal é sempre comprar brinquedos iguais para cada um dos cães.

Porém, um dos motivos mais comuns das brigas é a disputa pela atenção dos donos. Muitos donos param de dar atenção para o cão com o qual estão, quando o outro se aproxima e, assim, acabam fazendo este associar a aproximação do outro à perda da atenção, gerando os ciúmes. O correto é exatamente o contrário: dar mais atenção ainda ao cão com o qual se está quando o outro se aproxima e, aos poucos, passar a dar atenção a este. Isso serve também para outros animais ou pessoas.

Assim, o mais importante para uma boa relação entre os animais da casa, é criar associações positivas entre eles, de modo que eles associem a presença uns dos outros a coisas boas, como comida, brinquedos, passeios, repouso e a atenção dos donos.

Para ilustrar, assistam ao vídeo a seguir, que um dos meus clientes me enviou algumas semanas depois do término das aulas (lembrando que é fundamental sempre o dono dar continuidade ao treinamento). A Sol (a S.R.D), de um ano, e a Lua (a Poodle), de oito, brigavam quase sempre quando seus donos se aproximavam se elas estivessem juntas o que, segundo ele, nunca mais aconteceu.





Nenhum comentário: