Cães e Gatos Precisam Tomar a Vacina de Febre Amarela?
A Febre Amarela é o assunto do momento e é muito importante saber o que é e como essa doença é contraída. Uma dúvida frequente em nossos hospitais é sobre a Febre Amarela e canina e Febre Amarela felina e a pergunta que mais estamos ouvindo é: Tem vacina para cachorros e gatos?
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. É importante lembrar que não há transmissão direta da doença, sendo necessário o mosquito para que uma pessoa não imunizada (sem a vacina) adquira a doença.
Temos dois tipos de Febre Amarela: a silvestre e a urbana. Atualmente a febre amarela silvestre é que tem causado preocupação. Outra dúvida frequente é: como os macacos se contaminam com a Febre Amarela?
O mosquito (Haemagogus e Sabethes) pica o macaco infectado e então fica apto a transmitir a doença para outros primatas, sendo o homem, um hospedeiro acidental. Estes mosquitos concentram-se mais nas regiões de mata, porém o Aedes também tem a capacidade de transmissão e encontra-se mais nas zonas urbanas.
Os cães e gatos não são hospedeiros nem intermediários, finais ou acidentais, pois o vírus tem a característica de utilizarem hospedeiros específicos para a sua reprodução e desenvolvimento.
E o que isso quer dizer?
Quer dizer que os mosquitos que transmitem a Febre Amarela só picam primatas, que são popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e seres humanos. PORTANTO nossos pets estão a salvo da doença pois não fazem parte do grupo dos primatas. Então cães e gatos NÃO PRECISAM TOMAR A VACINA DE FEBRE AMARELA e NÃO CORREM O RISCO DE CONTRAIR A DOENÇA.
De qualquer maneira, os mosquitos são responsáveis por transmitirem outras doenças aos cães, como a Dirofilariose e a Leishmaniose, ambas consideradas zoonoses e por isso a importância de utilizar repelentes adequados e específicos para animais e o controle com exames para saber se seu pet está a salvo dessas doenças.
Fonte:
http://petcare.com.br/blog/caes-e-gatos-precisam-tomar-a-vacina-de-febre-amarela
Nenhum comentário:
Postar um comentário